Buscar
  • AZELAR

6 passos de uma pintura predial

Atualizado: há 6 dias

Com o passar dos anos, o desgaste do material da pintura predial anterior vai perdendo sua vida útil por conta de ações climáticas e os problemas começam a aparecer.


A maioria desses problemas, geralmente, são infiltrações, trincas e mofo em apartamentos.


>Orçamento para pintura predial. Clique aqui.


Com isso, o Síndico convoca a Assembleia do Condomínio, e apresenta a proposta para realizar a pintura predial. Após isso, é aprovada e chega o momento de buscar nomes de empresas e buscar sobre o assunto.


Por ser um assunto pouco conhecido pelo síndico, a Azelar com seus 30 anos de experiência no mercado, decidiu escrever esse artigo para que você saiba os 6 passos de uma pintura predial e fique por dentro de tudo o que precisa saber para realizar uma com sucesso.


Nesse artigo você irá saber:

· Qual o momento certo de realizar a pintura

· Problemas comuns em pinturas

· 6 passos de uma pintura predial

· Importância de uma pintura predial



Qual o momento certo de realizar a pintura


A durabilidade de uma pintura predial é relativa. Isso acontece, pois depende de fatores climáticos e dos materiais utilizados na pintura anterior.


Mesmo que uma empresa utilize os melhores materiais e tenha bons profissionais, não é possível definir o ano exato que precisará de uma nova pintura predial, afinal quem possui a maior parcela nisso é o clima e não sabemos como estará o clima daqui alguns anos.


Por exemplo, aqui na Azelar realizamos pinturas em Goiânia e região com excelentes profissionais e materiais, e assim possuímos uma durabilidade de 5 a 9 anos da pintura, mas é impossível definir o tempo exato da durabilidade.


Porém, é possível saber a partir do momento em que a pintura começa a apresentar alguns tipos de problemas, sejam eles comuns ou incomuns.


Mas, você deve estar se perguntando, quais são esses problemas?



Problemas comuns em pinturas


Trincas


As trincas nos prédios são causadas pela movimentação natural da estrutura, e caso não sejam tampadas com massa acrílica o quanto antes, pode apresentar novas trincas e problemas infiltração em apartamento.


No serviço de pintura predial, as trincas são corrigidas, mas pode acontecer de o prédio não estar estruturado financeiramente para uma pintura predial completa, o que leva a opção da impermeabilização e calafetação das trincas.


É um serviço com um custo muito mais baixo e que serve até o momento em que o prédio esteja estruturado financeiramente.


Infiltrações


Por conta da ação de chuvas, o impermeabilizante da tinta vai se desgastando com o passar do tempo e as paredes externas e internas começam a apresentar problemas de infiltração.


Esses problemas começam a afetar a estrutura e infiltrar os apartamentos. Estragando móveis e pinturas internas.


Além disso, um imóvel que apresenta essas manchas causadas pelas infiltrações são, geralmente, os mais desvalorizados da região.


Mofo


O mofo são manchas escuras com odor forte que aparecem nas paredes. Eles aparecem em regiões do prédio que tenha variação de temperatura, seja úmido e com pouca luminosidade.


Quando aparecem na parte de externa, “estragam” o visual do prédio. E quando aparecem nos apartamentos, o odor forte incomoda muito os moradores pois geralmente aparece nas frestas da janela.


O que faz com que o morador tenha que sentir aquele odor dentro do seu quarto, em vários casos.


Bolhas


As bolhas, conhecidas também como empolamento, são causadas principalmente por infiltrações, repintura sobre uma tinta muito antiga e umidade do ar relativa elevada.


Usar também materiais de baixa qualidade também podem facilitar o aparecimento.


Calcinação


Poucos conhecem, mas há alguns relatos em diversos prédios com aparecimento da Calcinação.


A Calcinação é causa pela alcalinidade natural do concreto do reboco. Ela acontece quando há um certo grau de umidade no local, que reage com a acidez características de uma tinta.


Tintas de qualidade inferiores apresentam esse problema com mais frequência.


Descascamento


O descascamento da pintura predial é causado quando há uma deficiência de aderência à base, por conta da presença de calcário, umidade do ar elevada e superfície pulverulenta.


Outro fator que pode acarretar o descascamento é a má pintura por parte do profissional. A má pintura está relacionada em pintar uma superfície que está muito quente no momento, má preparação da superfície e pintura realizada sob umidade.


Manchas


Existem dois fatores principais que causam as machas em superfícies. São elas: deixar sujeiras na parede (como óleos, gorduras e poluição) quando for realizar a pintura e em caso de superfícies de gesso, podem aparecer pela presença de umidade.


Agora que você sabe os problemas mais comuns em pinturas, vamos ao passo a passo de uma pintura predial!



6 passos de uma pintura predial


1° Passo: Orçamento

Esse é o momento onde o síndico discute com a empresa de pintura predial como ficará o resultado final.


O síndico apresenta as suas ideias e se há rachaduras ou infiltrações para serem reparadas para a empresa, além de outros aspectos necessários de serem repassados.


Após isso, a empresa faz o orçamento do valor final da pintura predial.

As pinturas prediais podem ser dividas. Por exemplo, nós dividimos as nossas pinturas em até 12x sem juros.


2° Passo: Limpeza e Lixa

Muitas vezes, é necessário uma lavagem dá superfície para remover fungos e manchas presentes que poderiam apresentar problemas no momento da pintura.


Após a limpeza, se necessário, é o momento do lixamento.


O lixamento é feito para eliminar imperfeições e permitir que a tinta seja aplicada corretamente.


3° Passo: Corrigir imperfeições

Após a limpeza e lixamento, é o momento de corrigir as imperfeições com a massa acrílica.


É através da aplicação que é corrigido as trincas (calafetação) e o prédio fica com aquele aspecto com marcas, como na foto abaixo:













Uma outra opção para aqueles prédios que não estão estruturados financeiramente para uma pintura predial, é a impermeabilização e calafetação das trincas para que no próximo ano seja realiza a pintura.


4° Passo: Uniformidade

Após aplicação da massa e corrigida as imperfeições, é o momento de dar uniformidade a parede e tirar excessos de massa.


É essencial, pois dependendo da cor da pintura, essas imperfeições podem ser vistas de longe.


5° Passo: Selador

O selador tem como objetivo uniformizar a superfície e impedir a alvenaria absorva a tinta.


É uma excelente opção pois garante um bom acabamento e prolonga a fixação da pintura predial.


Além disso, ele também proporciona uma ótima economia, pois faz com que seja necessário menos demãos de tinta para ter um melhor resultado.


6° Passo: Pintura

Por fim, agora é o momento da pintura predial.


É imprescindível a escolha da empresa certa, que utilize bons materiais e tenha bons profissionais para que prolongue a duração da pintura predial.


Uma empresa especialista deve seguir as recomendações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), seguindo a NBR 15079/2019, que trata sobre as tintas para a construção civil.


As pinturas prediais da Azelar duram de 5 a 9 anos e oferecemos garantia de 6 meses.


Importância da Pintura Predial


A pintura predial está diretamente ligada à valorização e estrutura do prédio.


Quando falamos sobre valorização, queremos dizer que um prédio é mais valorizado quando tem uma pintura recente e visualmente bonita. Podendo assim, atrair novos compradores por valores maiores.


Além da valorização, uma pintura predial preserva a estrutura do prédio.


Isso acontece, pois a estrutura é construída utilizando Concreto Armado. O concreto armado é feito de aço e concreto, que por sua composição química, possui alta porosidade.


Ou seja, caso a água comece entrar em contato com o concreto, a infiltração entra em contato com o aço (responsável pela sustentação), enferrujando-o.


E com a sua corrosão, a água passa a entrar para dentro de apartamentos.


E em casos mais graves, quando o contato não seja contido o mais breve possível, pode acontecer o desabamento da estrutura.


Solicite o seu orçamento de pintura predial com a Azelar. Empresa mais rápida e com melhor qualidade do mercado.


Entre em contato conosco pelo número (62) 3241-8685 ou (62) 89163-0227.


Posts recentes

Ver tudo

Importância das reformas na casa para viver melhor

Não existem dúvidas de que o mercado imobiliário é muito competitivo, e principalmente em épocas de crise, como essa em que estamos passando devido à pandemia causada pelo coronavírus, ainda mais. De

Como transformar uma casa em uma casa inteligente?

Talvez falar sobre automação residencial ainda seja um conceito muito estranho para muitas pessoas. Embora cada vez mais pessoas apostem no conforto de uma casa com equipamentos de automação residenci

  • Instagram da AZELAR
  • Facebook da AZELAR

Rua Coronel Serafim Agapito, S/N Qd. 11 Lt. 04 Vila Maria José - Goiânia - Goiás

CEP: 74815-470 │ E-mail.: azelar@hotmail.com │Telefone.:  62 3241 8685