Buscar
  • AZELAR

Lei da acessibilidade em edificações em Goiânia

Atualizado: 7 de Jul de 2020

A Lei da Acessibilidade em Goiânia foi atualizada e conta com novas regras, neste artigo escrito pela Azelar você ficará por dentro de todas essas novas regras.


Visando promover a acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, foi aprovada a lei complementar de n° 324 no dia 28 de novembro de 2019 pela Câmara Municipal de Goiânia e o Prefeito Iris Rezende.


A lei dispõe sobre a construção, modificação, adaptação e outros tipos de intervenções nas calçadas de Goiânia.


Neste artigo vamos falar sobre:

· A Lei de Acessibilidade Federal (válida para todo o país);

· Complemento da Lei do Município de Goiânia.


A Lei da Acessibilidade Federal

A Lei Federal n° 13.146, no seu artigo 58 prevê que a construção e projeto de edifícios residenciais devem atender aos preceitos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI).


O artigo tem a finalidade de preservar o direito de ir e vir de um portador de necessidades especiais e beneficiará mais de 45 milhões de brasileiros que possuem algum grau de deficiência.


A Lei prevê que edifícios construídos e em construção devem conter um desenho universal, que dê mobilidade para qualquer pessoa.


Locais que deverão ser adaptados:

· Garagens;

· Portarias;

· Halls de acesso;

· Salas e salões;

· Banheiros;

· Praças;

· Piscinas;

· Saunas;

· Quadras esportivas;

· Academias.


A lei de acessibilidade em edificações prevê que as áreas comuns deverão atender a todos os requisitos. E em estacionamentos, deverão ser reservadas 2% das vagas para pessoas que possuem a certificação de veículos de transporte para deficientes.


Se espera que com essa lei, que construtoras e moradores se adaptem a este cenário e promova uma maior integração de pessoas deficientes no ambiente. Mais um ponto para o Brasil!


Complemento da Lei do Município de Goiânia.

A lei de acessibilidade de edifícios em Goiânia, visa complementar a Lei Federal. As regras são as mesmas, porém há uma destinação de adequação das calçadas.


As calçadas deverão conter o piso tátil, que é utilizado na condução para pessoas com algum tipo de deficiência visual.


Piso tátil:














Além disso, as calçadas devem garantir a segurança da mobilidade e garantir que não tenha risco de acidente.


O edifício é obrigado a manter a calçada em um bom estado.


IMPORTANTE: a Prefeitura de Goiânia vem notificando edifícios que ainda não adequaram a sua calçada de acordo com a lei.


Acesse a Lei Completa: Clique aqui.


A Azelar possui orgulho em contribuir com esta causa nobre e realiza a instalação do piso tátil e adequação da calçada como diz a norma. Entre em contato conosco.

89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Importância das reformas na casa para viver melhor

Não existem dúvidas de que o mercado imobiliário é muito competitivo, e principalmente em épocas de crise, como essa em que estamos passando devido à pandemia causada pelo coronavírus, ainda mais. De

Como transformar uma casa em uma casa inteligente?

Talvez falar sobre automação residencial ainda seja um conceito muito estranho para muitas pessoas. Embora cada vez mais pessoas apostem no conforto de uma casa com equipamentos de automação residenci

  • Instagram da AZELAR
  • Facebook da AZELAR

Rua Coronel Serafim Agapito, S/N Qd. 11 Lt. 04 Vila Maria José - Goiânia - Goiás

CEP: 74815-470 │ E-mail.: azelar@hotmail.com │Telefone.:  62 3241 8685